UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA
CAMPUS BARRA
CURSO TECNÓLOGO EM DESIGN DE INTERIORES
DISCIPLINA/ CÓDIGO
METODOLOGIA VISUAL
RESPONSÁVEL
ALEX DE OLIVEIRA SILVA. 0001313
AULAS/SEMANA
3 tempos/ Segunda - Feira
EMENTA
Introdução ao estudo da composição visual: conceitos, elementos e fundamentos da composição (equilíbrio, proporção, harmonia, ritmo, movimento, unidade, etc.); características e atributos gráficos das formas; níveis de representação visual, contexto perceptivo e construção de repertório, aplicação da metodologia visual no design.
OBJETIVOS
- Alfabetizar o aluno sobre o entendimento, coordenação e utilização dos elementos da metodologia visual.
- Procedimentos metodológicos da percepção, que enfatizam a leitura da linguagem não verbal contida no meio natural e no meio artificial. Observação, atenção, estranhamento, ênfase, hierarquização, codificação por meio da linguagem verbal escrita e/ou por meio da linguagem gráfica.
- Fornecer meios para as resoluções sistemáticas de problemas e utilizações da forma e da estrutura no plano e no espaço aplicado nos projetos de design.
PROGRAMA DETALHADO
Dia | CONTEÚDO PROGRAMATICO |
FEVEREIRO | |
Aula 1. Dia: 28 | Apresentação da disciplina |
MARÇO | |
Aula 2. Dia: 14 | Apresentação dos elementos constitutivos da linguagem visual e as articulações entre esses elementos (ponto – linha – plano – valor – textura –Cor...) |
Aula 3. Dia: 21 | Elementos visuais - Eixos estruturais – esqueleto de forças; - Forças perceptivas - relações dinâmicas entre elementos visuais e as estrutura do campo (direção – peso – atração – tensão – semelhança – estabilidade –contraste). |
Aula 4. Dia: 28 | Fatores preliminares da organização visual - Organização figura -fundo - espaço negativo e positivo; - Tamanho - intervalo - posição - sobreposição - transparência - número; - Textura e padrão visual – relevo gráfico. |
ABRIL | |
Aula 5. Dia: 04 | Prin--Perscípios compositivos.Perspectiva - Unidade e variedade (do todo para as partes); - Predomínio – subordinação – contraste; - Equilíbrio simétrico e oculto; - Perspectiva: 1pto. De fuga |
Aula 6. Dia: 11 | Exercício Prático |
Aula 7. Dia: 18 | Perspectiva: 2 pto. De fuga - Frontalidade e obliqüidade; - Espaço profundo e horizonte – intervalos espaciais; - Correlação entre planura e profundidade na composição; - “Olhar e ver” - “Ver e Perceber” |
Dia: 25 | PROVA |
MAIO | |
Aula 8. Dia: 02 | Teoria da Cor (Matiz,Tom,Intensidade) Psicologia das cores |
Aula 9. Dia: 09 | Exercício Prático: Cores Complementares |
Aula 10. Dia: 16 | Exercício Prático: Cores Análogas |
Aula 11. Dia: 23 | Exercício Prático: Cores Neutras |
JUNHO | |
06 | Prova |
13 | 2ª CHAMADA |
20 | P6 |
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de maneira contínua durante o desenvolvimento das atividades propostas em aula, além da prova escrita.
A avaliação das atividades está baseada em:
Desenvolvimento dos trabalhos realizados ao longo do período;
Acompanhamento dos trabalhos e exercícios realizados;
Avaliação conjunta dos resultados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DONDIS, Donis A. A sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WONG, Wucius. Princípios da forma e do desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Bibliografia complementar:
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994.
FRUITIGER, Adrian. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GOMES Filho, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. São Paulo: Leo Christiano, 2002.
VASSILY, Kandisnky. Ponto e linha sobre o plano. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VILLAS-BOAS, André. Princípios de Organização Visual. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2000.
Posted by Joice Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário